Cirurgia Robótica de Prótese de Joelho: Mais uma Ferramenta para Aumentar a Precisão e Melhorar a Recuperação dos Pacientes com Artrose
- Daniel Hidalgo
- 16 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de jul.
A artrose do joelho é uma condição comum que afeta milhões de pessoas, causando dor, limitação de movimento e um impacto negativo significativo na qualidade de vida. Ela ocorre por conta de um desgaste da articulação, principalmente da cartilagem.
Quando os tratamentos não operatórios, como mudança de hábitos, uso de medicamentos, reabilitação com fisioterapia e infiltrações articulares, não são mais eficazes, a cirurgia de prótese total do joelho, também conhecida como artroplastia, pode ser indicada. Nos últimos anos, a tecnologia para a realização dessa cirurgia evoluiu bastante e hoje temos à disposição uma inovação que vem melhorando muito as cirurgias de substituição articular, que é o uso de um robô para auxiliar o ortopedista durante a cirurgia.

O que é a cirurgia robótica do joelho?
Ao contrário do que muitos imaginam, o robô não realiza a cirurgia sozinho. Ele é uma ferramenta de alta precisão, controlada pelo cirurgião, que ajuda no planejamento e na execução da prótese de forma personalizada para cada paciente.
Com imagens detalhadas do joelho, o robô possibilita a criação de um plano cirúrgico personalizado, levando em conta a anatomia específica do indivíduo. Durante o procedimento, sensores são fixados no membro do paciente, tanto no fêmur quanto na tíbia. O robô lê esses sensores para identificar a anatomia do paciente. Em seguida, após alguns possíveis ajustes no planejamento inicial, um braço robótico é capaz de guiar os cortes ósseos no fêmur e na tíbia, seguindo a anatomia do paciente e o planejamento, para que os componentes da prótese sejam encaixados com precisão.

Quais são os benefícios da prótese assistida por robô?
Na literatura médica, diversos estudos mostram que a cirurgia com auxílio de robô pode trazer vantagens importantes ao paciente, como:
• Maior precisão no posicionamento da prótese, o que pode aumentar a durabilidade do implante e a naturalidade do movimento do joelho;
• Menor agressão nos tecidos moles, que reduz o inchaço e a dor no pós-operatório;
• Recuperação mais rápida nos primeiros dias e semanas após a cirurgia.
Além disso, a personalização do planejamento permite um movimento do joelho mais parecido com aquele que o paciente tinha antes do surgimento da artrose, o que pode favorecer o retorno às atividades habituais com mais conforto e mais segurança.
Quando essa tecnologia é indicada?
A cirurgia robótica é indicada, principalmente, para pacientes com artrose avançada no joelho, ou seja, com um desgaste grave, que precisam da substituição da articulação. Ela é especialmente útil em casos com deformidades ou falhas ósseas mais complexas ou assimetrias que dificultam o posicionamento ideal da prótese e o correto alinhamento do membro.
A escolha pela técnica robótica é sempre realizada de forma individualizada, levando-se em conta o quadro clínico, os objetivos do paciente e os recursos disponíveis.
Qual é o valor do procedimento?
Uma dúvida bastante frequente quando conversamos com o paciente sobre essa técnica no consultório é se há alguma despesa para além dos custos cirúrgicos convencionais.
Mesmo pacientes que utilizam o plano de saúde para cobrir os custos de internação e material cirúrgico, por exemplo, podem precisar pagar um valor extra para incorporar essa tecnologia no procedimento. Isso acontece porque os dispositivos e sensores necessários para que o robô faça a leitura dos pontos anatômicos do paciente são cobrados separadamente.
Com relação aos honorários médicos, pelo menos na minha prática, não costuma haver diferença entre a técnica convencional e a técnica com o uso do auxílio robótico.
Saiba mais
Bibliografia
Marchand RC, Sodhi N, Anis HK, et al. One-Year Patient Outcomes for Robotic-Arm-Assisted Versus Manual Total Knee Arthroplasty. J Knee Surg. 2019;32(11):1063–1068.
Kayani B, Konan S, Tahmassebi J, et al. Robotic-assisted total knee arthroplasty: a systematic review and meta-analysis. Orthop Clin North Am. 2019;50(3):365–377.
Liow MHL, Xia Z, Wong MK, et al. Robot-assisted total knee arthroplasty accurately restores the joint line and mechanical axis. J Arthroplasty. 2014;29(12):2373–2377.
Comments