top of page

Canto Posterolateral

O canto posterolateral do joelho é um complexo localizado na parte de trás e externa do joelho, que conecta o fêmur à tíbia e fíbula. Ele é formado por diversas estruturas, entre elas o ligamento colateral lateral, o ligamento popliteofibular, o tendão poplíteo e a cápsula posterolateral do joelho. Tem um importante papel na estabilização da articulação, impedindo principalmente a abertura da articulação em varo excessivo.

As lesões isoladas do canto posterolateral são raras. Geralmente, elas são associadas a outras lesões ligamentares, como do ligamento cruzado posterior.

Ligamento colateral lateral

Como Ocorre a Lesão

O mecanismo de trauma mais frequentemente relacionado com as lesões do canto posterolateral do joelho é o trauma direto na região da frente e interna do joelho direcionado à parte de trás e externa (em varo), com o joelho perto da extensão completa. Isso gera uma abertura na região externa da articulação, podendo lesionar as estruturas do canto posterolateral.

Este tipo de trauma não é comum em esportes de baixa energia, como futebol, basquetebol, handebol, entre outros. As lesões costumam ocorrer em traumas de alta energia, como em acidentes de motocicleta ou automóveis e quedas de alturas.

O que o Paciente Sente

As lesões do canto posterolateral do joelho envolvem um mecanismo de torção importante do joelho, com muita energia envolvida. Durante a torção o paciente pode escutar um estalido e logo após o trauma, o joelho pode ficar muito dolorido e inchado.

É importante o paciente procurar atendimento médico caso haja uma torção do joelho, pois quando há suspeita de lesão do canto posterolateral do joelho uma investigação mais detalhada deve ser feita e o paciente deve ficar imobilizado nos primeiros dias.

Após algumas semanas de lesão, o paciente pode apresentar instabilidade na região externa do joelho, que pode ser percebida como uma abertura na parte externa do joelho enquanto caminha.

Como as lesões do canto posterolateral do joelho geralmente estão associadas com lesões de outros ligamentos, é importante que um exame físico minucioso seja realizado.

Exames Complementares

Alguns exames de imagem são importantes para auxiliar o médico no diagnóstico das lesões do canto posterolateral do joelho. O principal deles é a ressonância nuclear magnética do joelho, que pode identificar as estruturas lesadas. Radiografias simples e com estresse do joelho também podem ajudar. Vale a pena ressaltar que os exames de imagem sozinhos não são suficientes para que o diagnóstico seja realizado. Um exame físico detalhado para avaliar a instabilidade ligamentar é o mais importante.

Tratamento

A indicação do tratamento das lesões do canto posterolateral do joelho depende da estabilidade do joelho. Lesões isoladas e estáveis podem ser tratadas sem cirurgia, com imobilização, medicações analgésicas e anti-inflamatórias e fisioterapia.
As lesões instáveis ou associadas a outras lesões ligamentares do joelho devem ser tratadas de forma cirúrgica.

Várias técnicas cirúrgicas são descritas para o tratamento. Na fase aguda, uma opção de reparo das estruturas pode ser considerada. Contudo, de forma geral, é realizada a reconstrução de todos os ligamentos rompidos. Após o procedimento cirúrgico o paciente costuma ficar com o joelho imobilizado por 6 semanas.

A fisioterapia tem um papel importante tanto antes quanto após o tratamento cirúrgico. Como as lesões do canto posterolateral do joelho não são tão frequentes o fisioterapeuta deve ter experiência com os protocolos de reabilitação.

whatsapp-logo.png
bottom of page