Cisto de Baker

O cisto de Baker ou cisto poplíteo é uma estrutura localizada na parte de trás do joelho. Este cisto se forma por causa de uma distensão da bursa poplítea, espécie de bolsa localizada entre o tendão do músculo semimembranoso e o ventre medial do músculo gastrocnêmio (um dos músculos da panturrilha).

Cisto de Baker ou cisto poplíteo

Apesar de estar fora da articulação do joelho, o cisto de Baker apresenta uma comunicação com a articulação. Dessa forma, processos inflamatórios intra-articulares, que provocam inchaço do joelho, podem aumentar o volume do cisto. Muitas vezes, o líquido acumulado dentro do cisto não consegue retornar à articulação, devido a um mecanismo de válvula presente. O cisto de Baker é encontrado em 5 a 19% das ressonâncias magnéticas do joelho. A incidência aumenta na população idosa. Usualmente, o cisto está associado a algum distúrbio intra-articular, como lesão do menisco, lesão ligamentar e artrose.

O que o Paciente Sente

O paciente com cisto de Baker pode sentir dor na região posterior do joelho e abaulamento no local. Quando o cisto se rompe, essa dor pode ser mais intensa e pode haver inchaço na parte de trás do joelho e na região da panturrilha. Nestes casos o médico deve ficar atendo, pois o quadro do paciente pode se confundir com situações mais graves, como tromboembolismo venoso.

As dores do joelho secundárias ao cisto de Baker podem ter relação com a lesão de base que causa o processo inflamatório do joelho, como a artrose, as lesões de cartilagem, dos meniscos, entre outras.

Exames de Imagem

Alguns exames de imagem podem auxiliar o médico quando há suspeita de cisto de Baker. A ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética do joelho são os principais exames solicitados. É importante salientar que os exames são importantes para que as lesões associadas ao cisto de Baker sejam diagnosticas, já que elas têm relação direta com os sintomas.

Na maioria das vezes, o tratamento do cisto de Baker não é cirúrgico e os pacientes são tratados com medicações e fisioterapia. Em alguns casos, pode ser necessário algum tipo de procedimento cirúrgico, que geralmente é por vídeo (artroscopia) e se baseia, principalmente, no tratamento das lesões associadas, como de menisco, ligamentos ou cartilagem.

Saiba Mais